Em pleno cenário de concorrência entre empresas de todos os portes e segmentos, conquistar e manter clientes torna-se cada vez mais desafiador. Por isso, nutrir relacionamentos entre fornecedores e clientes é a melhor maneira para as revendedoras de EPIs se sobressaírem e estarem à frente dos concorrentes. A dinâmica das empresas requer profissionais de vendas capacitados a encontrarem soluções para os problemas dos clientes. Assim, as vendas passaram a ser consultivas, ou seja, precisam ser feitas a partir das necessidades do cliente e não por obrigação da dispensa de produtos nos estoques.
Na venda consultiva, os vendedores são consultores e orientam seus clientes a obterem os melhores produtos e soluções para os seus problemas.
Quando o produto a ser negociado é muito específico como Luvas para Altas Temperaturas ou Luvas para Proteção Contra Cortes, o cliente espera ser atendido por um consultor que entenda perfeitamente sobre o funcionamento do produto, conheça as medidas de segurança e as normas técnicas, esse conjunto de competências em um time de vendas ou vendedor proporcionará mais confiança ao cliente.
Saiba mais sobre esse assunto neste post.
A busca por novos clientes é um processo natural e saudável para aumentar a lucratividade das empresas, porém retê-los tem custo menor e é mais rentável do que atrair outros.
O papel da venda consultiva é mais voltado à manutenção de clientes. Sendo que o vendedor é o principal agente de contato. Ele se coloca à disposição de seu cliente como um consultor cuja responsabilidade é entregar melhorias e resolver problemas a fim de que, nas negociações, ambos se beneficiem.
A venda consultiva proporciona redução de custos operacionais, pois quando há relação de confiança:
Nas revendas de EPIs, a venda consultiva deve entregar resultados. O vendedor consultivo deve mostrar porque comprar com ele é melhor do que com a concorrência. Ele deve:
A venda consultiva acontece por meio de interação e contato contínuo entre vendedores/fornecedores e seus clientes. Sendo que o relacionamento para se tornar vantajoso deve ser alimentado por ações que levem à confiança entre as partes. As dicas a seguir têm o objetivo de ajudar o seu time de vendas a manter relações duradouras com os clientes:
O trabalho da venda consultiva não tem início antes da venda propriamente dita e nem durante o trâmite. A venda consultiva é um processo que envolve o antes, o durante e o depois. Como já foi dito anteriormente, trata-se de constituir uma relação duradoura de entrega de soluções, não é apenas uma venda é uma consultoria, portanto, antes de começar existe um processo de planejamento e reconhecimento do cliente, até chegar à fase de cativar e depois torná-lo parceiro para então apresentar soluções, depois dessa etapa, o relacionamento é mantido com o pós-venda.
A venda consultiva tem início com o estudo do cliente e com o planejamento de ações que resultem em solução. O término só pode ser considerado quando a relação deixar de existir por qualquer que seja o motivo.
Oferecer um bom serviço agregado, ainda que não faça parte especificamente do seu negócio, fará toda a diferença para a sua revendedora. Seu time de vendas precisa estar alinhado para resolver os problemas que surgem
A venda consultiva é um conjunto de valores entregues ao cliente por meio de um serviço diferenciado, em que parceria e relacionamento são pontos cruciais para a sua existência.
Você teria mais alguma informação para acrescentar sobre o assunto? Gostou do post? Nós, da Gamiluva, gostamos de entregar soluções, fale conosco.
Até breve!
Equipe GAMILUVA