Luvas Anticorte e para Altas Temperaturas:

A perfeita combinação da Aramida e do Grafatex

luvas-anticorte-norma-en-388
Luvas Anticorte: Norma EN 388
24 de setembro de 2018
luva-anticorte-para-que-serve-a-luva-tricotada-anticorte-2-fios-de-aco
Luva Anticorte: para que serve a Luva Tricotada Anticorte 2 Fios de Aço?
4 de outubro de 2018
luvas-anticorte-e-para-altas-temperaturas-a-perfeita-combinacao-da-aramida-e-do-grafatex

A Norma Regulamentadora 6 (NR6) estabelece que os trabalhadores precisam utilizar EPI – Equipamento de Proteção Individual – para protegerem-se de riscos em razão de realizarem atividades laborais que coloquem sua integridade física em perigo. Por esse motivo, os equipamentos de segurança são indispensáveis na realização de um bom e seguro trabalho.

Neste post discorreremos a respeito de Luva de Segurança Anti Corte e para altas temperaturas, em especial, sobre as Luvas Grafatex em fibra de Aramida. Você sabe por qual razão essa luva é muito utilizada nas tarefas que necessitam do manuseio de peças ou equipamentos cujas temperaturas são muito altas? Como a combinação de materiais e o entrelaçamento de fios produzem tecidos com tecnologia que proporcionam isolamento térmico e capacidade anticorte? Leia e descubra!

O que é Grafatex?

O processo de isolamento térmico em luvas é uma forma muito importante de proteger as mãos dos trabalhadores contra queimaduras pelo contato da pele com materiais quentes. Antes de explicar sobre as opções de Luvas Grafatex em fibra de Aramida e sua função de proteção contra queimaduras ou cortes, é importante esclarecer o que é grafatex.

O grafatex, diferentemente, do que muitos pensam, não é uma fibra; é uma fiação (ponto). Grafatex é a técnica empregada no entrelaçamento dos fios que darão origem ao tecido a ser transformado em luva.

Como funciona a proteção por meio do grafatex?

A trama dos pontos é arredondada, o que possibilita o acúmulo de maior quantidade de ar no interior do material, dificultando a passagem de calor entre os pontos. O calor fica isolado por um determinado tempo no interior dessa trama, entre a fiação são colocadas camadas de material para formar uma barreira isolante, quanto mais camadas, maior é o tempo que a luva proporcionará resistência ao manuseio de um objeto quente.

Veja abaixo como funciona:

Fonte: Gamiluva

O que é Aramida?

A Poliaramida (Aramida) é uma fibra sintética, cuja resistência é cinco vezes maior que o aço e possui muita tenacidade ao calor, sendo que suporta em torno de 550° C.

Também resistente e tolerante a impactos, tanto que é matéria-prima de equipamentos de blindagem. As propriedades da aramida proporcionam resistência a corrosão por alguns tipos de produtos químicos.

A combinação da fiação em grafatex e aramida viabilizam uma luva com alta resistência ao calor e ao corte.

Luva de Aramida anticorte

Quando a luva é especificamente utilizada apenas para proteção das mãos contra corte, abrasão ou perfuração, sem a necessidade de segurança contra altas temperaturas, é totalmente possível usar uma Luva de Aramida, por exemplo, Luva 4 Fios de Fibra de Aramida – anticorte. Esta luva oferece sensibilidade e proteção, ela é fabricada sem costuras internas, por isso impede a irritação da pele e aumenta o conforto.

Seu emprego é diverso como, metalúrgicas, para manusear peças cortantes ou com arestas irregulares, indústrias de vidro, plástico etc.

Exemplo de dupla utilização de Luva para Alta Temperatura

As Luvas Grafatex em fibra de Aramida são utilizadas em diversos setores a fim de proporcionar aos trabalhadores proteção das mãos. Existem atividades em que é necessário dupla segurança, por exemplo, um trabalhador que atua em uma cozinha de um restaurante de hospital ou de indústria alimentícia necessita de proteção contra cortes e contra altas temperaturas.

Só para se ter ideia do risco que um trabalhador está submetido, compreenda que a temperatura dos fornos dos fogões convencionais residenciais passa dos 280° C, por isso os acidentes com fôrmas quentes ou contendo molhos borbulhantes provocam queimaduras de até 2° grau. Sabendo que em nossos domicílios temos uma fonte de calor potente, imagine então quão desastrosa é uma ocorrência ocasionada por um forno industrial em que a temperatura é muito mais elevada!

Por isso, uma luva com dupla função de proteger contra Altas Temperaturas, por ter o entrelaçamento em grafatex; e a junção da aramida fazem esse EPI ser excelente para atividades que necessitem de proteção contra altas temperaturas e cortes.

Conclusão

Um único tipo de material empregado na confecção de uma luva de segurança pode proporcionar a proteção a mais de um risco, como acontece com a aramida. Se combinado com um tecido cuja trama é o grafatex, você terá uma Luva Anti Corte e com proteção térmica. Entretanto, é necessário saber identificar qual é o nível de segurança que você mais necessita para executar determinado trabalho. Para tanto, saber ler os pictogramas contidos nas luvas é muito importante, saiba mais a respeito e esteja sempre atento à sua segurança.

Estamos felizes de tê-lo aqui! Caso haja dúvidas, não hesite em utilizar a área de Comentários, ok?

Até o próximo Blog Post!

Equipe GAMILUVA

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *