Não é raro receber questionamentos sobre luvas para altas temperaturas, 600, 800,1000 e até 1200 graus. Se você fizer uma busca na internet para esse item, com certeza vai encontrar empresas oferecendo essa proteção. Mas o que queremos deixar bem claro é que as luvas que atendem a norma EN407 só realizam ensaios para 500 graus.
Antes de entrar no assunto sobre a competência das luvas em proteger das altas temperaturas e não permitir que as mãos sofram danos vamos relembrar como funcionam os três níveis de transferência de calor:
Calor por Contato – é a transmissão de calor por meio de corpos sólidos, por exemplo, materiais de metal transferem calor para uma molécula cuja temperatura esteja menor que a dele.
Calor Convectivo – a transferência do calor acontece entre substâncias em estado líquido ou gasoso, como nos fluídos de uma panela.
Calor Radiante – a transmissão ocorre por irradiação de ondas eletromagnéticas, como em placas solares.
A Norma EN 407 trata dos métodos de ensaio de graus de eficiência contra calor e fogo para temperaturas de até 500 graus. Confira no pictograma abaixo como funcionam os níveis de desempenho:
Fonte: Gamiluva
Sendo que no 1º nível os parâmetros são de 0 a 4 de resistência à inflamabilidade, o que significa que o tecido das luvas deve se manter intacto, visando o máximo cuidado com as mãos de que está portando a Luva para Alta Temperatura.
O 2º nível é a resistência ao calor de contato, com valor de 0 a 4.
Esse é o único nível cuja aferição é realizada com base na amplitude da temperatura em graus. Veja:
Nível |
Temperatura de contato (° C) | Tempo limite (em segundos) |
1 | 100°C | ≥ 15 segundos |
2 | 250°C | ≥ 15 segundos |
3 | 350°C | ≥ 15 segundos |
4 | 500°C |
≥ 15 segundos |
3º nível é a resistência ao calor por convecção e tem valor de 0 a 4.
4º nível: resistência ao calor radiante – 0 a 4.
5º nível: resistência a pequenas projeções (gotículas) de metal em fusão – 0 a 4.
6º nível: resistência a projeções importantes de metal em fusão – 0 a 4.
Respondendo à pergunta inicial, existem luvas que suportam ou retêm temperaturas de 1200°C? Tudo depende do tempo de exposição com a fonte de calor.
Veja que uma luva com nível 4 de resistência ao calor de contato tem entre 15 segundos ou mais para proteger às mãos do colaborador contra calor de 500°C, ou seja, para manter a segurança em caso de ultrapassar um pouco os 500°C é preciso que o tempo de manipulação do objeto seja menor a 15 segundos.
Em síntese, não existe como comprovar que uma Luva de Alta Temperatura, resiste a temperaturas superiores aos 500°C, descritos no laudo da EN 407 em que ela foi ensaiada.
Luvas para Altas Temperaturas a partir de 250 graus são muito utilizadas em indústrias/trabalhos:
As Luvas para Altas Temperaturas são desenvolvidas de acordo com as especificações da norma EN 407 e, portanto, de acordo com o tempo em que a luva protege as mãos contra acidentes térmicos. O tempo é contado em segundos, sendo que o máximo são 15 segundos, assim ao escolher uma luva que necessite elevada proteção, verifique no pictograma se o grau de eficiência em relação ao calor de contato é 4, ou seja, o máximo.
Em caso de dúvidas, procure ajuda profissional. ok?
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas, mas de qualquer maneira, estamos à sua disposição!
Equipe GAMILUVA
2 Comentários
Boa noite, sou TST da industria alimentícia e procuro luvas 5 dedos que atenda até 1.000º em alta temperatura. Oque vcs me indicam?
Bom Dia, José como explicado no Blog os laboratórios só fazem teste para temperaturas até 500 graus, caso esse modelo atenda a sua necessidade, veja em nosso Site o Modelo 119 Fundex. http://www.gamiluva.com.br
Fico a sua disposição caso necessite de maiores informações dos nossos produtos.