Luva Anticorte: o que é uma Luva de Aramida e para que serve?

luva-grafatex-de-aramida-com-forro-de-la-e-punho-de-raspa
O que é e para que serve: Luva Grafatex de Aramida

com Forro de Lã e Punho de Raspa

5 de dezembro de 2018
como-deve-funcionar-a-venda-consultiva-nas-revendas-de-epis
Como deve funcionar a Venda Consultiva nas Revendas de EPIs?
5 de dezembro de 2018
luva-anticorte-o-que-e-uma-luva-de-aramida-e-para-que-serve

Uma luva confeccionada em Fibra de Aramida oferece elevada proteção contra cortes. A Aramida combinada com outros materiais também apresenta resistência a riscos térmicos. Popularmente costumam chamar as Luvas Anticorte de Kevlar, mas Kevlar é o nome comercial da Aramida da empresa DuPont, ou seja, Kevlar é uma marca dada a esse tipo de polímero.

O nome comercial da Aramida é esse por ter sido descoberto pela cientista Stephanie Kwolek, em 1965, que trabalhava para a empresa DuPont. O lançamento ocorreu apenas em 1971. A descoberta revolucionou a forma das empresas e das pessoas entenderem o conceito de segurança em geral, não apenas em relação à proteção para as mãos, mas a aramida é utilizada na fabricação de coletes à prova de bala, capacetes, em indústrias aeroespaciais, automotivas, esportivas e até na construção civil, tudo isso se deve pelo fato da resistência e leveza que a matéria-prima confere às peças finais. Conheça um pouco mais sobre as luvas desse material tão resistente que é a Aramida.

Luva Tricotada de Fibra de Aramida

Uma Luva Tricotada de Fibra de Aramida é anticorte e oferece excelente sensibilidade ao tato, ou seja, mais um dos requisitos que atende à norma EN 420, que delibera a respeito de conforto, eficiência, design, marcação, informações aplicáveis etc a todas as Luvas de Proteção. A norma também estipula um requisito chamado inocuidade, o equipamento de proteção das mãos não deve ser prejudicial a quem faz uso dele no desempenho das atividades laborais, o que significa que para proteger contra cortes, não deve ser desconfortável ou causar alergias, por exemplo. Assim como o PH que deve ser maior que 3,5 e menor que 9,5. Luvas com PH menor que 3,5 são muito ácidas para a pele humana e provocam alergias. Todos os requisitos são respeitados e possíveis de serem atendidos pela junção da malha utilizada com a Aramida que já é um material, como dito anteriormente, leve.

Além da norma EN 420 esse tipo de Luva Anticorte e as demais confeccionadas com fibra de aramida também atendem às diretrizes da norma EN 388:2016, que abrange a proteção contra riscos mecânicos, incluindo abrasão, corte, rasgo e perfuração.

Uso e conservação de Luvas de Aramida

  • Calce as luvas com as mãos limpas e secas;
  • O tamanho deve ser adequado às mãos, se for grande ou muito pequena dificulta o tato e expõe as mãos a acidentes;
  • Lave as luvas de acordo com as especificações do fabricante, inclusive, respeite a quantidade de vezes que pode ser lavada, depois da quantidade máxima descarte conforme indicado;
  • Não use luvas rasgadas ou que possuam qualquer outro dano;
  • O estiramento do tecido pode alterar as propriedades de segurança das luvas;
  • Antes de calçar as luvas, verifique se estão secas.

Observação

É importante ter noção das normas específicas sobre Luva anticorte e de Luva para Altas Temperaturas, bem como conhecer o pictograma contido na Luva de Proteção Contra Cortes e entender qual o nível de risco que ele protege, qual é o grau de proteção que você necessita para realizar determinado trabalho. Assim você assegurará a sua segurança!

Conclusão

Uma invenção ainda recente, pois tem pouco mais de 50 anos de criação é responsável pelo desenvolvimento de muitos trabalhos e por proporcionar a segurança dos trabalhadores. Um material sintético, inicialmente de cor amarelada, 5 vezes mais forte que o aço e leve, era tudo o que a humanidade necessitava para aplicar em vestimentas e equipamentos de segurança. Com o avanço da tecnologia e novas descobertas, em breve, a Aramida assim como outros materiais poderão ter mais aplicações.

A Luva de Aramida serve para a segurança das mãos contra cortes, combinada a outras matérias-primas também tem resistência ao fogo, entretanto, sua principal característica ainda é a tenacidade ao corte.

Esperamos que esse post tenha esclarecido suas dúvidas e tenha sido útil para você.

Até logo!

Equipe GAMILUVA

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *